Dia mês e ano

Aldeia Nhamandu Mirim faz festa para receber visitantes e boas notícias.

Aldeia Nhamandu Mirim faz festa para receber visitantes e boas notícias.

Alunos do curso de Direito da Faculdade Uninove visitaram, no domingo, 7 de dezembro, a Aldeia Nhamandu Mirim, na Terra Indígena Piaçaguera, no município de Peruíbe - SP.

Esta Aldeia foi criada em agosto de 2008 e o vídeo da criação da aldeia pode ser visto no endereço http://www.youtube.com/watch?v=2PlfXkhheKA .

As lideranças indígenas prepararam uma singela homenagem para receber os visitantes. Depois de uma breve explicação do Pajé Pitoté, todos puderam entrar na casa de reza e assistir a cantos e danças, No final foram distribuidos presentes as crianças. Vale registrar que os presentes, em sua grande maioria, foram confeccionados pelos próprios alunos e seus familiares, privilegiando brinquedos lúdicos e artesanais. A iniciativa foi da professora Rosangela Barbosa com apoio da Mongue e voluntários.
Novos projetos e demarcação das terras
Cristiano Hutter, Chefe do PIN FUNAI de Itanhaém também trouxe um belíssimo presente, pois comunicou a todos que o processo de demarcação da TI Piaçaguera já está nas mãos do Ministro da Justiça Tarso Genro.
Plínio Melo, secretário executivo da Mongue entregou aos líderes da Aldeia uma cópia de e-mail enviado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário comunicando a aprovação do projeto de Fortalecimento das práticas artesanais junto ao grupo indígena tupi-guarani da TI Piaçaguera como forma de valorização cultural . Foi um domingo de festa e notícias boas que compensaram os últimos doze meses de luta pela manutenção da terra e dos costumes.



Rede Record faz entrevista na Aldeia Nhamandú Mirim

Surgimento da Nação Tupi Guarani